Dia das Maurícias

7 de Março, sexta-feira

Dia das Maurícias
© ShutterStock
O Dia das Maurícias é um feriado nacional celebrado a 7 de março (6 de março em anos bissextos) em honra de São Maurício de Apamea e dos seus 70 discípulos. Maurício foi um mártir cristão que sofreu pela fé no século IV na cidade de Apamea, situada na moderna Turquia. Este dia é também conhecido como o dia da memória de São Maurício e é considerado importante na tradição popular associado ao prenúncio da primavera e à despedida do inverno.

Tradições e sinais do Dia das Maurícias
No Dia das Maurícias, as pessoas também prestaram atenção aos sinais meteorológicos e realizaram rituais especiais associados à chegada da primavera e ao fim simbólico do inverno.

Tempo para o dia das Maurícias. Acreditava-se que o tempo a 7 de março previa como seria o resto de março e o início da primavera. Se o dia estivesse soalheiro e quente, esperava-se uma primavera rápida e precoce. Se o dia estivesse frio e ventoso, significava que o inverno não tinha pressa em partir.

Neve e gelo. As pessoas costumavam dizer: “No dia das Maurícias o inverno chega depressa.” Se ainda houvesse neve, isto não previa um aquecimento acentuado, e a neve poderia manter-se até ao final do mês.

Início de riachos e água de degelo. Era considerado um sinal de uma boa primavera se os primeiros riachos começassem a aparecer da neve derretida. O aparecimento da água do degelo neste dia foi considerado um símbolo de fertilidade e de uma rica colheita.

Rituais para a colheita futura. No Dia das Maurícias, muitos camponeses começaram a preparar as sementes para semear, separando-as e verificando-as para que a colheita futura fosse rica.

Proteção contra doenças. Neste dia era costume rezar a São Maurício e pedir proteção contra as doenças, uma vez que o final do inverno era considerado um período em que as pessoas eram especialmente suscetíveis a constipações.

Adeus ao inverno. Em algumas aldeias, neste dia podiam realizar-se ritos simbólicos de despedida do inverno. As pessoas regozijaram-se com o início do calor, prepararam as suas quintas e casas para o trabalho da primavera, que marcou a transição da paz do inverno para o trabalho da primavera.
Dia das Maurícias – dias restantes: 63. Criar Contagem regressiva para eventos

Dia das Maurícias em outros anos

Dia das Maurícias em outros países

Este site usa cookies. Ao continuar utilizando o site, você está de acordo com a nossa política de utilização de cookies.